quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Enfim, enquanto um fez parte de um movimento mais efêmero e de menos impacto e legado, o outro não se fez duradouro e influente; apenas, consolidou e disseminou o cinema, inclusive.
Um enaltecia a sociedade como tal era, beirando uma adequação de seus ideais à uma justificativa do ser desta como algo unânime e perfeito, expressando-se através da arquitetura, a qual não era pensada de forma fiel às suas propostas iniciais. Mas relevante e louvável pela vontade revolucionária por uma sociedade contemporânea e adequada, que a partir de um amadurecimento das idéias e de uma maior organização poderia ter tipo expressão maior ainda no cenário histórico. Contudo, o próprio contexto histórico conspirou contribuindo também para com que o controle escapasse das mãos
desses reacionários.
Já o segundo expressa um senso de compreensão da sociedade, seus problemas e suas qualidades, a compreensão da vida como um todo, o que reflete numa visão pessimista, mas que exposta através de um humor “triste” e genial, onde nada é impensado e passível de críticas negativas coerentes que se imponham e tenham razão de ser.
O futurismo tinha o caráter de sentimento de ser diferente, de superioridade, característica herdada da literatura romântica do século XIX, desmistificando inclusive, a idéia de totalmente novo. Já Charles portava-se de modo simples e despretensioso, apesar de seu grande feito, do qual este tinha consciência de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário